PALESTRA “O Papel do Professor, da Escola e da Família”

Ementa:

O Papel do Professor, da Escola e da Família

Temos vivido momentos de reformulação dos papéis formadores da família e da escola.
A sociedade da tecnologia, da informação e do conhecimento exigem uma escola que atenda às necessidades de seus alunos e familiares, ao mesmo tempo em que desenvolva o seu papel de formadora de cidadãos instrumentalizados para bem viver os desafios dessa nova situação sócio histórica.
Essa mesma sociedade está “de olho” na escola e na qualidade da educação que ela tem gerado. Sob essa perspectiva, o tema – formação profissional – tem suscitado muita discussão, diferentes pensamentos e múltiplas ações que são deflagradas com o objetivo de melhorar a qualidade na educação e da ação docente.
Por outro lado, as famílias, ao constatarem as exigências da dinâmica social, investem em movimentos na busca de sua sobrevivência e de melhor formação, deixando (muitas vezes) para a escola, o precioso e intransferível papel de educar seus filhos.
Contudo, diante desse movimento, surge a pergunta: qual o verdadeiro sentido de educar?
A escola tem a competência e o dever de formar o cidadão capacitado para bem viver, e a família necessita reconhecer e potencializar o papel formador da escola, sem deixar de cumprir o seu papel educativo, para continuar sendo família.
Projetos que favoreçam a parceria entre a escola e a família dos aprendizes, assim como a compreensão do sentido de educar tornam-se prementes na sociedade contemporânea.
Sob uma abordagem psicopedagógica, tenho a intenção de disparar uma reflexão sobre a importância de Pais Educadores e de Professores Formadores na construção do sujeito-aprendiz.

Ementa – O papel do professor escola e familia.doc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.