7

Lançamento do Livro: “LIMITES, RESPEITO e SUPERAÇÃO”.

No dia 20/11, na biblioteca Pública do Paraná, às 18hs, a editora Expoente lançará um livro de minha autoria: “Limites, respeito e superação”. É um livro que, além da teoria envolvendo esses temas centrais, trabalha outros temas correlatos e relacionados a aprendizagem. Oferece, também, idéias de atividades direcionadas a crianças, jovens e adultos para trabalhar o tema em questão. Espero que vocês tenham a oportunidade de conhecê-lo.

Esse livro não será comercializado em livrarias. Só será vendido para instituições.

Saiba mais:

“Limites, Respeito e Superação”
Vivemos numa sociedade que reverencia as pessoas que superam os limites. Somos insistentemente convidados a superar os limites do
 tempo, do espaço, do conhecimento, do corpo e da mente. Contudo,como num compasso dissonante, essa mesma sociedade ignora que a
 superação não pode ser empreendida nem pelo desejo do outro, nem tampouco por estímulos externos.
A superação acontece a partir dos movimentos de autoconhecimento e da apropriação do conhecimento que a sociedade produz e disponibiliza em dado momento histórico. Dito de outra forma, o sujeito necessita ser educado com o objetivo de atingir a desenvoltura social. Nessa direção, quanto mais uma pessoa se conhece, mais ela se envolve com os conhecimentos, as ciências e os conhecedores, dando significado e sentido aos seus desejos,
 produzindo a energia e a adequada estratégia para a superação dos
 limites, tanto os que a vida impõe, quanto os que intenta ou vislumbra superar.
Qual a boa medida educativa?Como os educadores, quer sejam professores ou pais, podem mediar, de forma exitosa, essa odisseia?
Quando, quem, como e onde um limite pode ser superado?  
 Como diferenciar o limite que pode ser superado daquele que precisa ser respeitado?
A história tem nos mostrado que essa relação, além de complexa, está relacionada às medidas, nada exatas, do olhar de um determinado sujeito, numa específica situação.
(?!)
Aprender é superar um estágio de desenvolvimento a caminho de outro mais complexo. A pessoa, na trajetória de aprender, coloca em jogo sua história, sua cultura, seu conhecimento e o seu desconhecimento, tecido entre os fios das relações que ela estabelece com seus educadores. Para aprender, a criança ou jovem precisa identificar-se como sujeito pertencente a um grupo que tem uma identidade cultural, especificidades que vieram em seu berço e uma forma de viver e conviver.
À medida que ela se constrói e se conhece, autoriza-se a conhecer e, desse modo, reconstrói seu entorno, reconstruindo-se. A jornada da aprendizagem requer a presença de um sujeito que quer aprender, pois deseja continuar pertencendo; que sabe que é ele que aprende, por isso responsabiliza-se; que precisa de seus educadores como mediadores para que o movimento de aprender e ensinar aconteça, motivo pelo qual é tão importante que pais e professores estejam atentos, intencionados e disponíveis.
Para conseguir a proeza da superação, o sujeito precisará respeitar a si próprio, premissa que viabilizará a possibilidade de entender e respeitar o outro, (ama ao teu próximo como a ti mesmo, diz o mandamento Cristão), para estabelecer com o mundo e consigo, os limites que sejam viabilizadores essas aprendizagens.
Afinal, qual o fim maior da educação? Não será a construção de sujeitos livres e solidários, instrumentalizados  para serem felizes?Não será o capcioso entrelaçamento dos conceitos e da vivência de limites, respeito e superação a equação que abre as portas e desvela um mundo melhor – possibilitando uma boa vida para cada um e para todos?

 

7 Comentários

Wanderley Ribeiro on 07/03/2013

Bom dia !Onde posso encontrar esse livro aqui em Salvador.Obrigado.

Keila on 31/07/2013

Boa noite, Sou coordenadora do Colégio João Batista e gostaria de adquirir esse livro, achei de suma importância e me sentiria honrada em ler esse livro.

Janete on 19/08/2013

Gostaria de adquirir este livro para minha igreja aqui em Panambi Segunda Igreja Batista. Cx. Postal 153. CEP 98280-000 - Panambi-RS Obrigada, Janete

Erika on 12/12/2013

gostaria de adquirir esse livro

isabel cristina w girotto on 09/01/2014

Boa tarde ! Gostaria de adquirir um exemplar desse livro , pois achei muito pertinente o assunto para trabalhar com meus professores. O que devo fazer para adquirir esse livro . obrigada

Joelha on 01/02/2015

olá sou pedagoga e gostaria de saber como adquirir este livro. Gostei muito do tema.

clara on 23/03/2015

Gostei muito do livro. Foi uma colega que me emprestou. Onde posso comprar? Boa noite

Deixe um Comentário





Livro “A APRENDIZAGEM ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA.”

Livro 15

Isabel Parolin

Psicopedagoga Clínica. Atende crianças e jovens em seus processos de aprender e as famílias dessas crianças, redimensionando as dinâmicas familiares. Consultora Institucional de Escolas públicas e privadas em vários estados brasileiros, promovendo qualificação dos educadores, quer sejam os professores, orientadores ou os pais dos alunos.

Entre em Contato!

Isabel Parolin
R. Fernando Amaro, 431
Alto da XV • Curitiba • PR
Telefone: +55 41 3264 8061
assessoria@isabelparolin.com.br