Lançamento do Livro: “LIMITES, RESPEITO e SUPERAÇÃO”.

No dia 20/11, na biblioteca Pública do Paraná, às 18hs, a editora Expoente lançará um livro de minha autoria: “Limites, respeito e superação”. É um livro que, além da teoria envolvendo esses temas centrais, trabalha outros temas correlatos e relacionados a aprendizagem. Oferece, também, idéias de atividades direcionadas a crianças, jovens e adultos para trabalhar o tema em questão. Espero que vocês tenham a oportunidade de conhecê-lo.

Esse livro não será comercializado em livrarias. Só será vendido para instituições.

Saiba mais:

“Limites, Respeito e Superação”
Vivemos numa sociedade que reverencia as pessoas que superam os limites. Somos insistentemente convidados a superar os limites do
 tempo, do espaço, do conhecimento, do corpo e da mente. Contudo,como num compasso dissonante, essa mesma sociedade ignora que a
 superação não pode ser empreendida nem pelo desejo do outro, nem tampouco por estímulos externos.
A superação acontece a partir dos movimentos de autoconhecimento e da apropriação do conhecimento que a sociedade produz e disponibiliza em dado momento histórico. Dito de outra forma, o sujeito necessita ser educado com o objetivo de atingir a desenvoltura social. Nessa direção, quanto mais uma pessoa se conhece, mais ela se envolve com os conhecimentos, as ciências e os conhecedores, dando significado e sentido aos seus desejos,
 produzindo a energia e a adequada estratégia para a superação dos
 limites, tanto os que a vida impõe, quanto os que intenta ou vislumbra superar.
Qual a boa medida educativa?Como os educadores, quer sejam professores ou pais, podem mediar, de forma exitosa, essa odisseia?
Quando, quem, como e onde um limite pode ser superado?  
 Como diferenciar o limite que pode ser superado daquele que precisa ser respeitado?
A história tem nos mostrado que essa relação, além de complexa, está relacionada às medidas, nada exatas, do olhar de um determinado sujeito, numa específica situação.
(?!)
Aprender é superar um estágio de desenvolvimento a caminho de outro mais complexo. A pessoa, na trajetória de aprender, coloca em jogo sua história, sua cultura, seu conhecimento e o seu desconhecimento, tecido entre os fios das relações que ela estabelece com seus educadores. Para aprender, a criança ou jovem precisa identificar-se como sujeito pertencente a um grupo que tem uma identidade cultural, especificidades que vieram em seu berço e uma forma de viver e conviver.
À medida que ela se constrói e se conhece, autoriza-se a conhecer e, desse modo, reconstrói seu entorno, reconstruindo-se. A jornada da aprendizagem requer a presença de um sujeito que quer aprender, pois deseja continuar pertencendo; que sabe que é ele que aprende, por isso responsabiliza-se; que precisa de seus educadores como mediadores para que o movimento de aprender e ensinar aconteça, motivo pelo qual é tão importante que pais e professores estejam atentos, intencionados e disponíveis.
Para conseguir a proeza da superação, o sujeito precisará respeitar a si próprio, premissa que viabilizará a possibilidade de entender e respeitar o outro, (ama ao teu próximo como a ti mesmo, diz o mandamento Cristão), para estabelecer com o mundo e consigo, os limites que sejam viabilizadores essas aprendizagens.
Afinal, qual o fim maior da educação? Não será a construção de sujeitos livres e solidários, instrumentalizados  para serem felizes?Não será o capcioso entrelaçamento dos conceitos e da vivência de limites, respeito e superação a equação que abre as portas e desvela um mundo melhor – possibilitando uma boa vida para cada um e para todos?

7 Comentários

  1. Wanderley Ribeiro disse:

    Bom dia !Onde posso encontrar esse livro aqui em Salvador.Obrigado.

  2. Keila disse:

    Boa noite,
    Sou coordenadora do Colégio João Batista e gostaria de adquirir esse livro, achei de suma importância e me sentiria honrada em ler esse livro.

  3. Janete disse:

    Gostaria de adquirir este livro para minha igreja aqui em Panambi Segunda Igreja Batista. Cx. Postal 153. CEP 98280-000 – Panambi-RS
    Obrigada,
    Janete

  4. Erika disse:

    gostaria de adquirir esse livro

  5. isabel cristina w girotto disse:

    Boa tarde !
    Gostaria de adquirir um exemplar desse livro , pois achei muito pertinente o assunto para trabalhar com meus professores. O que devo fazer para adquirir esse livro .
    obrigada

  6. Joelha disse:

    olá sou pedagoga e gostaria de saber como adquirir este livro. Gostei muito do tema.

  7. clara disse:

    Gostei muito do livro. Foi uma colega que me emprestou. Onde posso comprar?
    Boa noite

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.