+1

GERAÇÃO DELIVERY – Adolescer no mundo atual

Livro 02

 

Ser adolescente, hoje, é muito mais difícil do que foi em épocas passadas, ainda que aparentemente as coisas estejam muito mais fáceis para os jovens. Os pais são mais compreensivos, mais tolerantes, há maior liberdade sexual, maior liberdade de expressão, maior liberdade para escolha profissional. Essa dupla mensagem da sociedade, por um lado acreditando que hoje tudo é mais fácil e por outro sendo cada vez mais exigente no que diz respeito à competência profissional, à estética, ao sucesso, etc, é responsável por novos sintomas que se manifestam nas relações familiares, na escola e no próprio corpo.
Por isso se justifica reunir num mesmo livro assuntos tão diversos quanto adoção, relações incestuosas, sexualidade e gravidez na adolescência, escolaridade, depressão pânico, drogadição, transtornos alimentares.
São assuntos delicados, exigiram talento, conhecimento e experiência dos autores dos diversos capítulos. Cada um, a seu modo e a seu estilo, e de acordo com sua especialidade, soube superar as dificuldades do tema, a principal delas a de não culpar ninguém, mas compreender.
Estas são as palavras de ordem do mundo contemporâneo. Se o mundo está difícil para nós, adultos, o que pensar para os adolescentes?
Adoção, relações incestuosas, sexualidade e gravidez na adolescência, escolaridade, depressão pânico, drogadição, transtornos alimentares,são assuntos delicados tratados por profissionais experientes, autores dos diversos capítulos deste livro, destinado prioritariamente a pais, professores, orientadores e outros profissionais que trabalham com adolescentes.
Vivemos a época do delivery – entrega-se de tudo hoje em dia: pizzas, vídeos, flores, livros, remédios, eletrodomésticos, maconha. Nossos jovens estão crescendo num mundo de entregas rápidas, de soluções imediatas, de falta de espaço para a espera e o amadurecimento.
É o mundo do fast food, do e-mail, do video clip. Do “tudo entregue na mão”. E já! Como exigir desses jovens, que têm tudo à mão, desde as entregas do motoboy, até as facilidades proporcionadas por pais e professores, que saiam à luta, que encarem as frustrações que toda conquista requer?
Na contramão do delivery
Esse é um dos sentidos do delivery de que falam os autores. O outro é o do próprio “delivery de adolescentes”: meninos e meninas sendo entregues aos cuidados da escola, do motorista, da professora particular, do médico, do terapeuta. Entregues a qualquer um que seja capaz de estabelecer limites, porque os pais, também estão tendo dificuldades em exercê-lo.
Geração perdida?
Pensando nas muitas queixas que tem ouvido de pais e professores, de
que “essa geração está perdida”, a autora convidou profissionais que trabalham com adolescentes, em diferentes áreas, para contarem sua experiência. E todos os autores presentes, com muita delicadeza, puderam mostrar que esta geração não está perdida. Que perdidos estarão os adultos se não compreenderem que, apesar do descartável e do vapt-vupt, os adolescentes precisam da solidez dos valores e da experiência dos mais velhos. Ainda que, do alto da onipotência juvenil, achem isso tudo muito ultrapassado.
Para o professor: para ser usado nas escolas, reuniões de pais e mestres, seminários de educação, etc. Indicado para Faculdades de Psicologia, Estudos Sociais.
Autores
Christiane Laurito Costa – Claudia Figaro-Garcia – Cybelle Weinberg – Francy Ribeiro Moreira – Isabel Cristina Hierro Parolin – José Outeiral – Lígia de Fátima Nóbrega Reato -Maria Cristina Perdomo – Maria Helena Hessel – Maria José Carvalho Sant’Anna – Maria Rita Kehl – Marilda S. da Rocha Britto – Nívea Maria de Carvalho Fabrício – Sylvia de França G. dos Reis – Waldo Hoffmann

» Site da Editora

 

Seja o Primeiro a Comentar!

Deixe um Comentário





Livro “A APRENDIZAGEM ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA.”

Livro 15

Isabel Parolin

Psicopedagoga Clínica. Atende crianças e jovens em seus processos de aprender e as famílias dessas crianças, redimensionando as dinâmicas familiares. Consultora Institucional de Escolas públicas e privadas em vários estados brasileiros, promovendo qualificação dos educadores, quer sejam os professores, orientadores ou os pais dos alunos.

Entre em Contato!

Isabel Parolin
R. Fernando Amaro, 431
Alto da XV • Curitiba • PR
Telefone: +55 41 3264 8061
assessoria@isabelparolin.com.br