Formar para transformar – a formação do professor formador

Nossa sociedade esta de olho na escola e na qualidade da educação que ela tem gerado. Sob essa perspectiva, o tema formação profissional, tem suscitado muita discussão, diferentes pensamentos e múltiplas ações que têm sido deflagrados com o objetivo de melhorar a qualidade na educação e da ação docente.

Convido os professores e educadores a refletirem diante da pergunta: o que é formar? Como se forma um profissional competente? Como poderemos promover uma formação docente que viabilize a integração teoria e prática? Certamente, não será colocando o profissional em “con-formidade” com um modelo ideal e preexistente. (segundo Jorge Larrosa, em Caminhos Investigativos, Lamparina, p. 135) Entendendo a formação profissional como ação plural, em diferentes sentidos e frentes.

Nessa perspectiva, proponho investir no sujeito que ensina e aprende, potencializando suas conquistas e conhecimentos; melhorando suas competências e, até mesmo, provocando desaprendizagens necessárias e reaprendizagens fundamentais.

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