PALESTRA “Aprendendo a Incluir e Incluindo para Aprender”

Ementa:
Aprendendo a Incluir e Incluindo para Aprender
A sociedade atual exige uma escola para todos e que atenda ao perfil social vigente, além de ter de preparar cidadãos competentes para o convívio social.
Temos vivido momentos de reformulação social em que os papéis formadores, tanto da família quanto da escola têm sido amplamente questionados.
O entendimento de que cada aluno é único em sua forma de aprender e de conviver requer da escola a construção de novas formas de contemplar a todos, com competência. 
Os professores, diante dessa realidade, tem tido de repensar o desempenho de seu papel profissional, sua forma de trabalhar e de se relacionar com seus alunos.
Em uma abordagem psicopedagógica, tenho a intenção de disparar uma reflexão e de instrumentalizar os professores sobre a importância de procedimentos inclusivos, comprometidos com a prática de um “olhar” diferenciado e amoroso, com o compromisso de democratizar o espaço escolar e promover desenvolvimento e aprendizagens.

Tópicos a serem trabalhados:
O perfil da sociedade, da família e da escola atual;
A aprendizagem e a sociedade aprendente;
As mudanças que a família e a escola necessitam promover para que a aprendizagem aconteça;
Procedimentos inclusivos.

Ementa – Aprendendo a Incluir.doc

1 Comentário

  1. Olá! Gostaria de saber como posso ter mais informações a respeito dessa sua palestra, pois ja procurei para estudar. Esse artigo cairá em uma prova para professor1, e não estamos encontrando . Também tem o fato que esse assunto é muito interessante e gostaria de me aprofundar nele. Obrigada desde já pela atenção dispensada à mim. Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.