+1

A ESCOLA FOCADA NA APRENDIZAGEM: a inteligência sistêmica e o foco externo

Ementa:

Tornou-se recorrente a queixa de que os alunos são distraídos, indisciplinados e pouco comprometidos com os estudos. A escola denuncia preparar-se, planejando minuciosamente suas ações, contudo os alunos não correspondem a toda essa expectativa, causando desmotivação, desinteresse e estresse docente.

Os supostos casos de TDAH se multiplicam e acabam justificando a falta de reflexão e foco às demandas sociais do mundo contemporâneo, assim como a dinâmica desatenta da nossa sociedade. Essa “desatenção” aos fatos, ao outro e a si mesmo, lamentavelmente, acaba gerando um círculo vicioso de insucesso e de muitos desencontros entre professores, alunos e familiares.

Qual o lugar do foco no processo de aprender e de ensinar? Quais as consequências da ausência de foco, tanto “no” quanto “do” aprendiz, professores e comunidades?

Baseada na obra de Goleman e Senge pretendo provocar a escola a repensar as diferentes formas de aprendizagem e motivar a comunidade educativa a construir uma escola que produz pensadores sistêmicos que, efetivamente, propiciam oportunidades de Aprender e desenvolver-se, para a plena inserção social. Para tal, proponho repensar:

  • * A mudança de foco do planejamento educacional – sair do foco no ensino e voltar-se ao da aprendizagem;
  • * Sobre o poder da “eficiência coletiva” e de como trabalhar situações complexas no âmbito cognitivo, emocional e social;
  • * E desenvolver ferramentas para que alunos e professores possam aprimorar seus focos em si, no outro e no mundo externo, objetivando desenvolvimento interpessoal;
  • * E entender que a inteligência sistêmica e a reflexibilidade (Claxton) estão intrinsecamente ligadas a nossa relação com o mundo e, como consequência, fomentam o desempenho acadêmico, o desenvolvimento pessoal e social gerando melhores aprendizagens!

 

Profa. Isabel Parolin
Educar é instrumentalizar para a felicidade!
Clinica Ellos
Educação Presente

 

Seja o Primeiro a Comentar!

Deixe um Comentário





Livro “A APRENDIZAGEM ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA.”

Livro 15

Isabel Parolin

Psicopedagoga Clínica. Atende crianças e jovens em seus processos de aprender e as famílias dessas crianças, redimensionando as dinâmicas familiares. Consultora Institucional de Escolas públicas e privadas em vários estados brasileiros, promovendo qualificação dos educadores, quer sejam os professores, orientadores ou os pais dos alunos.

Entre em Contato!

Isabel Parolin
R. Fernando Amaro, 431
Alto da XV • Curitiba • PR
Telefone: +55 41 3264 8061
assessoria@isabelparolin.com.br