A ESCOLA FOCADA NA APRENDIZAGEM: a inteligência sistêmica e o foco externo

Ementa:

Tornou-se recorrente a queixa de que os alunos são distraídos, indisciplinados e pouco comprometidos com os estudos. A escola denuncia preparar-se, planejando minuciosamente suas ações, contudo os alunos não correspondem a toda essa expectativa, causando desmotivação, desinteresse e estresse docente.

Os supostos casos de TDAH se multiplicam e acabam justificando a falta de reflexão e foco às demandas sociais do mundo contemporâneo, assim como a dinâmica desatenta da nossa sociedade. Essa “desatenção” aos fatos, ao outro e a si mesmo, lamentavelmente, acaba gerando um círculo vicioso de insucesso e de muitos desencontros entre professores, alunos e familiares.

Qual o lugar do foco no processo de aprender e de ensinar? Quais as consequências da ausência de foco, tanto “no” quanto “do” aprendiz, professores e comunidades?

Baseada na obra de Goleman e Senge pretendo provocar a escola a repensar as diferentes formas de aprendizagem e motivar a comunidade educativa a construir uma escola que produz pensadores sistêmicos que, efetivamente, propiciam oportunidades de Aprender e desenvolver-se, para a plena inserção social. Para tal, proponho repensar:

  • * A mudança de foco do planejamento educacional – sair do foco no ensino e voltar-se ao da aprendizagem;
  • * Sobre o poder da “eficiência coletiva” e de como trabalhar situações complexas no âmbito cognitivo, emocional e social;
  • * E desenvolver ferramentas para que alunos e professores possam aprimorar seus focos em si, no outro e no mundo externo, objetivando desenvolvimento interpessoal;
  • * E entender que a inteligência sistêmica e a reflexibilidade (Claxton) estão intrinsecamente ligadas a nossa relação com o mundo e, como consequência, fomentam o desempenho acadêmico, o desenvolvimento pessoal e social gerando melhores aprendizagens!

 

Profa. Isabel Parolin
Educar é instrumentalizar para a felicidade!
Clinica Ellos
Educação Presente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *