Nova Palestra: A APRENDIZAGEM E O ENSINO EM TEMPOS DE WEB

Ementa:

A sociedade complexa, que se pauta no conhecimento (patrimônio resultante das conquistas da humanidade) e na educação (única forma de individualizar, socializar e humanizar uma pessoa), não comporta pensamentos simplistas ou explicações recortadas: “o mundo mudou e os nossos alunos, também!” O que mudou? Como promover aprendizagens diante das inovações científicas e novas tecnologias?

O novo não deixa, necessariamente, obsoleto o que é antigo!

A grande conquista para essa geração é desenvolver as aprendizagens essenciais, que os capacitem aos mergulhos reflexivos para a construção do Ser que conhece – o ser cognoscente: um aprendiz que conhece sua dinâmica existencial e as formas de viver/conviver/compreender o seu mundo.

Esse é o desafio da escola de hoje: provocar as aprendizagens que humanizam e promovem a adequada inserção social, entendendo os limites e as conquistas dessa geração que é impaciente, hiperativa, com atenção limitada a pequenos intervalos de tempo, que não pensam em linearidade/descontinuidade, das multitarefas, do senso de urgência, aliado ao fato de usarem as novas tecnologias com melhor desenvoltura que seus educadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *