“Nossas crianças não podem mais esperar!”

 

Livro 16

 

Nossas crianças não podem mais esperar!: a inclusão escolar em foco

“Como em um coma induzido, a vida de muitos alunos está a espera de um milagre para se desenrolar. Ocorre que esta vida suspensa não impede a passagem do tempo, o sofrimento de quem está relacionado à questão e tampouco facilita a inclusão desses alunos no tempo e no espaço reais, aqueles que encontram ao saírem do coma.

Quando não se sabe claramente o que fazer e não se pode deixar de fazer algo, muitas vezes, o maior equívoco é se fazer de conta que algo foi feito. E essa é justamente a pior escolha, pois mais grave do que ser excluído é consolidar a dolorosa ilusão de que se é incluído.

É o que relata esta obra elaborada através das lentes multifacetadas daqueles que não conseguiram deixar de procurar o caminho mais adequado para que a inclusão social, de fato, ocorresse do ponto de vista da apropriação dos conhecimentos necessários para a inserção nas relações societárias.” (Sandra Bozza) .

Sumário

Apresentação

Ter laudo, ou não ter laudo… Eis a questão?
José Pacheco

Incluindo o leitor…
Isabel Parolin

Antes de tudo… a inclusão escolar
Isabel Parolin

Encaminhamentos psicopedagógicos
Isabel Parolin

A escola inclusiva
Tiago Amorim

A psiquiatria no processo de inclusão
Gustavo Dória

A neurologia e os neurologistas no processo de inclusão
Vicente José Assencio Ferreira

A escola de apoio
Lia Salvador

Encaminhamentos legais
Tiago Amorim

Combinados de inclusão
Danielle Barriquello

E agora?… Dá pra finalizar?
Isabel Parolin

Declaração (1994) e Regresso (2009) à Salamanca

» Site da Editora

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.