“Aprendendo Sempre! Em casa e na escola”

 

Livro 10

 

Resumo

“Aprendendo sempre! Em casa e na escola” é uma conversa entre a neurologia e a psicopedagogia sobre o processo de aprendizagem. Em um conteúdo reflexivo, Vicente Ferreira e Isabel Parolin fornecem respostas, suscitam dúvidas, iluminam caminhos, ou seja, fazem o leitor pensar acerca do assunto.
No início da obra os autores se apresentam, explicitam suas vivências e experiências e permitem que o leitor conheça o percurso pessoal e profissional que os levaram até a produção do livro.

O primeiro assunto tratado pela obra diz respeito à inclusão. Expõe-se a idéia de que ninguém é “normal”, pelo simples fato de sermos todos diferentes; e que este é um importante obstáculo a ser quebrado pela sociedade: reconhecer que uns tem mais facilidades que outros na aprendizagem. Os autores esclarecem até que ponto este desnível pode ser considerado natural, e indicam o melhor profissional para ajudar em diferentes situações.

Muitas famílias buscam respostas organicistas, biológicas para a dificuldade de suas crianças em aprender. A obra ajuda a identificar e esclarece que muitas vezes o problema está na escola, na família ou em uma questão psico-social.
O aprender precisa do estímulo certo, de espera, de respeito ao tempo do educando. O livro alerta para a importância de pais e educadores no favorecimento e preparo do saber. Mostra que é necessário entender a diferença entre distúrbio e dificuldade de aprendizagem; entre dificuldade de aprender e dificuldade de ensinar.
Através destas questões, os autores mantêm uma conversa aberta com o leitor e provocam uma discussão profunda sobre atuação de profissionais, pais e sociedade no universo da aprendizagem.

Sumário

Para começar
As apresentações e os porquês
De perto ninguém é normal?
As crianças gostam de ir para a escola?
Esquecer e lembrar
Sobre aprender e aprendizagem
Quando encaminhar a um neurologista?
E as dificuldades com a aprendizagem?
Queixa ou motivo de preocupação?
Eu nasci assim e vou morrer assim?
Atrapalhando o aprendizado
Distúrbios e/ou dificuldades
TDAH, um transtorno
Dislexia, a partir de uma definição
E daí tem de incluir
E quando criança não tem nada
Tentando finalizar
Referências bibliograficas
Bibliografia recomendada

» Site da Editora

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.