+1

“Aprendendo Sempre! Em casa e na escola”

 

Livro 10

 

Resumo

“Aprendendo sempre! Em casa e na escola” é uma conversa entre a neurologia e a psicopedagogia sobre o processo de aprendizagem. Em um conteúdo reflexivo, Vicente Ferreira e Isabel Parolin fornecem respostas, suscitam dúvidas, iluminam caminhos, ou seja, fazem o leitor pensar acerca do assunto.
No início da obra os autores se apresentam, explicitam suas vivências e experiências e permitem que o leitor conheça o percurso pessoal e profissional que os levaram até a produção do livro.

O primeiro assunto tratado pela obra diz respeito à inclusão. Expõe-se a idéia de que ninguém é “normal”, pelo simples fato de sermos todos diferentes; e que este é um importante obstáculo a ser quebrado pela sociedade: reconhecer que uns tem mais facilidades que outros na aprendizagem. Os autores esclarecem até que ponto este desnível pode ser considerado natural, e indicam o melhor profissional para ajudar em diferentes situações.

Muitas famílias buscam respostas organicistas, biológicas para a dificuldade de suas crianças em aprender. A obra ajuda a identificar e esclarece que muitas vezes o problema está na escola, na família ou em uma questão psico-social.
O aprender precisa do estímulo certo, de espera, de respeito ao tempo do educando. O livro alerta para a importância de pais e educadores no favorecimento e preparo do saber. Mostra que é necessário entender a diferença entre distúrbio e dificuldade de aprendizagem; entre dificuldade de aprender e dificuldade de ensinar.
Através destas questões, os autores mantêm uma conversa aberta com o leitor e provocam uma discussão profunda sobre atuação de profissionais, pais e sociedade no universo da aprendizagem.

Sumário

Para começar
As apresentações e os porquês
De perto ninguém é normal?
As crianças gostam de ir para a escola?
Esquecer e lembrar
Sobre aprender e aprendizagem
Quando encaminhar a um neurologista?
E as dificuldades com a aprendizagem?
Queixa ou motivo de preocupação?
Eu nasci assim e vou morrer assim?
Atrapalhando o aprendizado
Distúrbios e/ou dificuldades
TDAH, um transtorno
Dislexia, a partir de uma definição
E daí tem de incluir
E quando criança não tem nada
Tentando finalizar
Referências bibliograficas
Bibliografia recomendada

» Site da Editora

 

 

Seja o Primeiro a Comentar!

Deixe um Comentário





Livro “A APRENDIZAGEM ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA.”

Livro 15

Isabel Parolin

Psicopedagoga Clínica. Atende crianças e jovens em seus processos de aprender e as famílias dessas crianças, redimensionando as dinâmicas familiares. Consultora Institucional de Escolas públicas e privadas em vários estados brasileiros, promovendo qualificação dos educadores, quer sejam os professores, orientadores ou os pais dos alunos.

Entre em Contato!

Isabel Parolin
R. Fernando Amaro, 431
Alto da XV • Curitiba • PR
Telefone: +55 41 3264 8061
assessoria@isabelparolin.com.br